Sassafrás

Sassafras albidum

O sassafrás é uma árvore ornamental oriunda do Leste dos EUA, desde os estados do Maine à Florida. Os Índios Americanos ensinaram os primeiros colonos a fazer um chá com o córtex, as raízes ou as folhas desta árvore. Os Canadianos de expressão francesa que foram para a Luisiana adoptaram um método dos Índios Choctaw que utiliza as folhas secas e moídas do sassafrás para temperar e engrossar guisados. As raizes costumavam ser um dos ingredientes essenciais para fabricar a cerveja de raiz.

Utilizações culinárias

O filé em pó, ou gumbo filé, feito com folhas secas e moídas de sassafrás, é apenas usado na culinária da Luisiana, mas é a chave para a textura de muitas sopas cajun e crioula e também de guisados. É usado especialmente no gumbo, urna sopa substancial e muito condimentada feita com uma variedade de legumes, marisco ou carne, e servida com arroz. A qualidade gelatinosa do filé ajuda a engrossar o prato, desde que seja adicionado depois de retirar o tacho do lume; a cozedura torna o filé rijo e fibroso e danifica a sua textura. Algumas marcas de filé em pó contêm outras ervas moídas, tais como louro, orégâos, salva ou tomilho, além da folha moída de sassafrás.

Folhas secas

As folhas grandes desta planta, que exibem belíssimas cores outonais, podem apresentar um, dois ou três lobos no mesmo ramo.

Filé em Pó

O filé em pó é essencial para criar a textura suculenta dos pratos da Luisiana. Também serve como condimento para os acompanhar.

Notas do Sabor
As folhas jovens possuem um aroma adstringente a citrinos e a funcho, as raízes cheiram a cânfora. O filé em pó tem um sabor algo ácido, muito semelhante ao sabor cítrico das azedas com notas lenhosas. O seu sabor pode ser realçado se for aquecido por breves instantes.

Partes Utilizdas
As folhas e as raizes.

Comprar e Guardar
É melhor não usar o sassafrás fresco, porque no seu estado natural contém safrol, um carcinógénico. Hoje trata-se a raiz, o córtex e as folhas a fim de remover o safrol antes de se vender a planta ou de se usar comercialmente. Compre filé em pó já preparado, chá de sassafráS, ou chá concentrado apenas se no rótulo estiver escrito “sem safrol”. O filé em pó conserva-se até um máximo de 6 meses e o chá de sassafrás conserva-se durante um ano ou mais.

Plante Voçê Mesmo
As árvores de sassafrás encontram-se essencialmente na natureza. Apenas os espécimes jovens podem ser transplantados, porque as árvores enraizadas têm raizes mestras compridas e por isso é raro venderem-se. As folhas para se fabricar comercialmente o filé em pó são colhidas na Primavera, sendo depois secas e moidas.

Sassafrás