Pandano

Pandanus amaryllifolius, P. tectorius

O pandano ou espiraleiro cresce nos trópicos, desde a Índia ao Sudeste Asiático, ao Norte da Austrália e às ilhas do Pacífico. As folhas do P. amaryllifolius são usadas como condimento e envoltório para alimentos. A essência de kewra, um dos temperos favoritos dos imperadores mongóis da Índia, é extraído das flores do P. tectorius.

 

Utilizações culinárias

Para utilizar as folhas do pandano, triture-as ou então raspe-as com os dentes de um garfo a fim de libertar o seu aroma e em seguida dê-Ihes um nó pouco apertado para que as fibras não se soltem. Adicione uma ou duas folhas ao arroz antes de cozinhar, para lhe dar uma leve fragrância, como na Malásia e em Singapura. Os cozinheiros destes países usam as folhas de pandano como tempero para panquecas, bolos e sobremesas cremosas feitas com arroz gomoso ou tapioca. Uma folha nodosa é adicionada a sopas ou pratos de caril e no Sri Lanka ela imprime o seu sabor ao caril em pó. As folhas usam-se para envolver alimentos. Os cozinheiros tailandeses cozem ao vapor ou fritam almofadinhas de frango envoltas em pandano ou tecem as folhas para fazerem recipientes para sobremesas. A essência de kewra é usada na Índia para aromatizar pilafes e pratos de carne, bem como doces e kulfi (gelado). Diluída num pouco de água dá para burrifar um prato pouco antes de servir. Dá um sabor especial à limonada caseira.

 

Vai bem com frango, coco, pratos de caril, açúcar de palma e arroz.

 

Combina bem com malaguetas, coentro, galanga, gengibre, lima-kaffir e erva-limeira.

 

Folhas frescas

O sumo das folhas é usado para colorir os alimentos; para extrair o sumo, ponha 4-5 folhas grosseiramente picadas numa misturadora com um pouco de água.

Notas de Sabor

As folhas de pandano têm um cheiro fresco e floral, ligeiramente almiscarado, com notas de relva acabada de cortar. O sabor é agradável a ervas e flores. As folhas têm de ser maceradas ou cozinhadas para libertarem o seu perfume. A essência de kewra possui um aroma doce e delicado a almíscar e rosas.

 

Partes Utilizadas

As folhas e as flores.

 

Comprar e Guardar

As folhas frescas vendem-se em lojas de produtos orientais. Conservam-se num saco de plástico no frigorífico 2-3 semanas. A fragrância das folhas congeladas ou secas de pandano nunca conseguirá igualar a das folhas frescas. O extracto engarrafado da folha possui uma cor viva, mas perde depressa o seu aroma. O pandano em pó apresenta um leve odor a relva que desaparece ao fim de alguns meses. A essência de kewra ou água de kewra conserva-se por 2-3 anos se for hermeticamente fechada e guardada longe da incidência forte da luz.

 

Colher

A árvore do pandano, com as suas folhas brilhantes e em forma de espada que crescem em espiral à volta do tronco, podem ver-se no Sul da Ásia. Desenvolvem-se em especial em zonas húmidas. As folhas são colhidas em qualquer altura; as flores encontram-se no seu melhor pouco depois de abrirem.

 

pandano