Outras variedades de manjericão

Há muitas variedades de manjericão, algumas com nomes que indicam o seu aroma ou aparência. Todos possuem o aroma básico doce, quente e anisado semelhante ao do manjericão-púrpura-rugoso, uma nota apimentada no manjericão-pequeno e anisada no manjericão-de-folha-crespa. Na cozinha mediterrânica os parceiros naturais do manjericão são o alho, o azeite, o limão e o tomate. Esta erva é mais conhecida por ser o ingrediente-chave para fazer o pesto genovês e o aparentado pistou do sul da França.

O. b. Manjericão-púrpura-rugoso

o manjericão-púrpura-rugoso é uma planta ornamental com folhas largas, lustrosas e de cor purpúreo-acastanhada com um rebordo rugoso e flores cor-de-rosa. O seu sabor é quente e adocicado. O manjericão-verde-rugoso possui folhas grandes de cor verde-lima com  um rebordo enrugado e flores brancas. Use ambos como o manjericão-doce.


Manjericão-pequeno O. B. var. minimum

Também chamado manjericão-grego, este arbusto compacto apresenta folhas pequenas, flores brancas e um aroma apimentado. É fácil de cultivar num vaso. Use como o manjericão-doce; junte folhas inteiras em saladas.

O. b. Manjericão-canela

Esta variedade é oriunda do México. As folhas são de um tom purpúreo-matizado e as flores são cor-de-rosa. Possui um cheiro pronunciado e doce com notas claras de canela elevando-se acima do ligeiro travo a cânfora. Sirva com pratos de feijão e leguminosas e com legumes picantes refogados.

O. “African Blue”

Esta variedade tornou-se um dos meus tipos preferidos de manjericão devido ao seu belíssimo aspecto e excelente sabor. As folhas são verde-purpúreas matizadas e as flores são purpúreas. É muito aromático com notas apimentadas, de cravinho-da-Índia e hortelã e um travo a cânfora como pano de fundo. Utilize-a com arroz, legumes e carnes; é muito boa numa salada de batata e faz um excelente pesto. Ao contrário da maioria dos manjericões, é uma planta perene desde que se mantenha livre da geada.

Manjericão-de-folha-crespa O. b. var. crispum

Este manjericão possui folhas grandes, moles e enrugadas com uma textura suave. É excelente em saladas, ou picado e misturado com tomate cortado em cubos e azeite extra-virgem para fazer um tempero para massas. O manjericão-de-folha-crespa é muito apreciado no sul da Itália.