O Ciclo da Água

A chuva que cai hoje passou milhões de anos a viajar entre as nuvens, os oceanos e o gelo da Terra.

O ciclo da água – ou hidrológico – é o sistema de reciclagem de água da Terra. Uma vez que a água raramente escapa do planeta ou chega do espaço, é o ciclo da água que mantém os rios fluir implacavelmente para os oceanos e a atmosfera abastecida de nuvens e de chuva. Sem ele, a vida não poderia existir.
O ciclo hidrológico faz a água circular entre os oceanos e a atmosfera, por vezes através da terra.

Quando a água oceânica é aquecida, transforma-se em vapor que sobe para a atmosfera e é transportado pelos ventos. A certo ponto, o vapor arrefece e forma nuvens. Cerca de 78 por cento da chuva, neve e outras formas de precipitação que caem destas nuvens volta directamente para os oceanos. O restante cai sobre os continentes e ilhas do planeta.

Uma parte desta água corre para os rios e lagos, e é transportada de volta ao mar. A água também se esgueira de volta aos oceanos através do subsolo e de rochas, formando a chamada água subterrânea. Já a água que cai sob a forma de neve sobre as camadas de gelo polar pode ficar soterrada, por vezes por milhões de anos, até chegar ao mar por via dos glaciares.

A água que permanece em solo pouco profundo pode voltar a subir para a atmosfera ao aquecer. Em alternativa, as plantas podem absorver a água do solo através das suas raízes e devolvê-la à atmosfera através das folhas.

Quando os animais ingerem plantas, absorvem a água e expelem-na para o ar ao respirar. Os seres humanos estão a alterar cada vez mais o ciclo da água na terra construindo cidades e diques, e captando água para beber, para a agricultura e para a indústria.

Ciclo da água

O ciclo da água explicado

Evaporação da água dos oceanos

A água dos oceanos é aquecida, evapora-se e ascende à atmosfera, sob a forma de vapor. Ao subir, o vapor arrefece e, a dada altura, condensa-se e forma nuvens.

Os processos da água

Condensação

Se expirar para cima de uma janela fria e esta embaciar, verá a condensação em acção. Este é o processo pelo qual o vapor de água no ar se volta a transformar em água líquida ao arrefecer. O vapor de água na atmosfera condensa-se em partículas de sal, fumo e pó formando nuvens.