Murta

Myrtus communis

A murta é oriunda das regiões montanhosas da bacia do Mediterrâneo e do Médio Oriente, onde durante séculos se utilizou como condimento. Apesar de a Europa continental acabar por preferir as especiarias orientais importadas, a murta continuou a ser um tempero importante nas ilhas mediterrânicas de Creta, Córsega e Sardenha.

Utilizações Culinárias

Utilize as flores de murta acabadas de colher em saladas ou em guarnições. As folhas constituem um excelente condimento para carne de porco e de javali, de veado, de lebre e de pombo. Use com bastante parcimónia e adicione perto do final da cozedura, caso esteja a fazer um guisado. Combine com tomilho ou segurelha para temperar carne e caça, ou com funcho para temperar peixe. Quando fizer carne no churrasco, adicione alguns raminhos ao carvão para imprimir um sabor semelhante ao zimbro. Coloque bagas de murta e um dente de alho na cavidade de um pombo ou codorniz antes de assar ou fritar, ou use-as como faria para as bagas de zimbro. Esmague as bagas e os botões de flor secos e utilize-os como especiaria. As folhas de murta continuam a ser utilizadas no Sul da Itália como envoltório para queijos pequenos acabados de fazer; enquanto os queijos curam, as folhas absorvem a sua humidade, ao mesmo tempo que lhes conferem um sabor subtil.

Notas de Sabor

Todas as partes desta planta são bastante aromáticas. As suas folhas são ligeiramente resinosas com uma nota doce a flor de laranjeira as folhas possuem um sabor adstringente semelhante ao do zimbro. As bagas são adocicadas com notas de zimbro, pimenta-da-jamaica e alecrim. As suas flores possuem uma fragrância mais delicada.

Partes Utilizadas

As folhas, as flores e as bagas. As folhas, os botões das flores e as bagas podem ser secos.

Comprar e Guardar

As murteiras podem ser compradas em viveiros especializados. Use as folhas frescas ou seque-as num local escuro e bem arejado ate ficarem quebradiças e depois guarde as num recipiente hermético Seque os botões das flores e as bagas da mesma maneira e depois armazene.

Plante Você Mesmo

A murta é um arbusto semi-robusto e perene com folhas pequenas brilhantes e ovais exibindo flores brancas e perfumadas com bonitos estames amarelos no Verão e frutos negro-purpúreos no Outono Nos climas frios uma murteira jovem desenvolve se melhor num vaso dentro de casa no Inverno Uma vez enraizada pode ser plantada ao ar livre num local soalheiro e abrigado. A planta deve ser protegida da geada. As folhas de murta podem ser colhidas durante todo o ano.