Mitsuba

Cryptotaenia japonica

A mitsuba também é conhecida por salsa-japonesa, cerefólio-japonês e trevo. Esta elegante erva perene de clima frio cresce selvagem no Japão e é muito usada na cozinha japonesa. Hoje é cultivada na Austrália, na América do Norte e na Europa, inicialmente para abastecer os restaurantes japoneses mas também, cada vez mais, para ser vendida aos entusiastas pelas ervas aromáticas.

Utilizações culinárias

A mitsuba é usada no Japão para temperar sopas, pratos de cozedura lenta (nabemono) e pudins salgados, em saladas e com alimentos fritos ou avinagrados. Imprime o seu sabor altamente particular e delicado ao matsutake no dobinmushi, um prato cozinhado apenas por algumas semanas, na época dos cogumelos do pinho (matsutake). Os cogumelos são cozinhados lentamente num caldo e adiciona-se a mitsuba durante alguns segundos no final. Podem atar-se pequenos molhos de caules abaixo das folhas e fritá-los para fazer a tempura. A mitsuba é muitas vezes branqueada rapidamente para amolecer as folhas, ou então junta-se o último momento aos alimentos refogados; cozer em demasia destrói o sabor das folhas. Os rebentos semelhantes ao agrião são excelentes em saladas. Vai bem com ovos, peixe e marisco, cogumelos, criação, arroz e como guarnição para a maioria dos legumes, em especial os legumes de raiz, tais como cenouras e pastinacas. Combina bem com manjericão, cebolinho, gengibre, erva-cidreira, erva-limeira, manjerona e sementes de sésamo.

Folhas frescas

Mitsuba significa “três folhas” em japonês, por causa das três folhinhas que compõem a folha. Este significado pode traduzir-se por trevo.

Notas de Sabor

A mitsuba tem pouco aroma, mas possui um característico sabor suave, dominante e agradável, revelando componentes de cerefólio, angélico e aipo, com um pouco da adstrigência das azedas e um travo a cravinho-da-índia.

Partes a Utilizar

As folhas e os caules.


Comprar e Guardar

Poderá encontrar a mitsuba em lojas japonesas ou orientais, ou então pode comprar uma planta num viveiro. As folhas conservam-se por 5 ou 6 dias quando embrulhadas em papel cozinha humedecido ou dentro de um saco de plástico no frigorífico, no compartimento para os legumes.

Plante Você Mesmo

A mitsuba é uma planta silvestre e é fácil de cultivar num terreno sombrio. Germina sozinha com facilidade. No verão a mitsuba exibe insignificantes flores brancas por cima das folhas. As folhas e os caules tenros são colhidos a partir da primavera até ao Outono ou Inverno. A mitsuba não é uma planta duradoura. Achei necessário substituir a minha ao fim de 4-5 anos.