Limnofília

Limnophilia aromatica

 

A limnofília é oriunda da Ásia tropical. Encontra-se agora à venda em viveiros nos EUA, mas quase não é conhecida na Europa. Levada para os EUA pelos imigrantes do Sudeste Asiático entre 1970 e 1990, também é conhecida pelos seus nomes vietnamitas, rau om e rau ngo. Encontra-se com facilidade nos bairros vietnamitas das cidades americanas e merece ser mais conhecida; o seu agradável aroma deverá encorajar a experimentação.

 

Utilizações culinárias 

 

Os Vietnamitas são utilizadores entusiásticos da limnofília. Picam-na com sopas ácidas e de legumes pouco antes de as servir, incluem-na com pratos de peixe e adicionam-na com frequência á travessa de ervas aromáticas apresentada com a maioria das refeições vietnamitas. A limnofília é muitas vezes comida com peixes de água doce. No Norte da Tailândia, é servida com peixe fermentado e molho de malaguetas e usada nos pratos de caril preparados com leite de coco. Os cozinheiros malaios usam a limnofília como legume á semelhança dos espinafres. A sua fragrância cítrica também a torna adequada para pratos doces.

 

Vai bem com leite de coco, peixe e marisco, sumo de lima, massa oriental, arroz, chalotas, verduras e legumes de raiz.

 

Combina bem com malaguetas, coentro, erva-limeira, galanga e tamarindo.

 

Raminhos frescos 
Esta pequena erva rasteira é facilmente reconhecível devido aos cachos de três folhas compridas ao longo de um caule grosso.

 

Notas de Sabor 

A limnofília possui um aroma atractivo, floral-cítrico e almiscarado e um sabor com um travo terroso e pungente característicos do cominho. Trata-se de uma erva perfumada e delicada.

Partes Utilizadas
Os rebentos frescos e jovens e as folhas.

Comprar e Guardar 
Compre plantas em viveiros. Guarde os caules durante alguns dias dentro de um saco de plástico no frigorífico, no compartimento dos legumes.

 

Plante Voçê Mesmo
Planta relativamente dispersa, com folhas compridas de uma cor verde-média e flores lilases, a rau om cresce na natureza nos lagos de todo o Sudeste Asiático e é cultivada em arrozais alagados. A planta cresce dentro ou à volta da margem dos lagos, coberta por a penas alguns centímetros de água e dá-se bem ao solo parcialmente à sombra. É perene, mas precisa de protecção contra a geada. As folhas podem ser colhidas ao longo de toda a época de floração.

Limnofília