Houtuínia

Houttuynía cordata

Esta planta perene não é apreciada como erva aromática pelos cozinheiros ocidentais, mas é muito usada no Sudeste Asiático. Oriunda do Japão, a houtuínia cresce na natureza no Leste da Ásia. A variedade de folhas verde-escuras é mais utilizada para cozinhar, mas poderá usar a variedade cultivada H c. “Camaleão”, que tem uma folhagem verde, vermelha, cor-de-rosa e amarela. No Vietname, a houtuínia recebe o nome de rau diep ca; no Ocidente o nome foi anglicizado para vap ca.

Utilizações culinárias

No Japão a houtuínia utiliza-se como um legume e não como uma erva, fervida com pratos de peixe e de carne de porco. No Vietname, onde é muito popular, é picada e cozida ao vapor com pratos de peixe e de frango. As folhas também podem ser cortadas em tiras finas numa sopa transparente oriental. Em geral é comida crua, para acompanhar pratos de carne de vaca e pato, com legumes crus para mergulhar num picante nam prik; ou como salada. Combine-a com alface, hortelã, folhas jovens e flores de nastúrcio. Já a usei ás tiras com pratos de legumes refogados e de marisco e sopas de peixe. Os coentros, o selo-de­-salomão, ou o coentro bravo podem ser usados em seu lugar.

Combina bem com malaguetas, agrião, galanga, alho, gengibre, erva-limeira e hortelã.

Folhas frescas

A houtuínia-japonesa exibe aromas nítidos a laranja e a coentro, ao passo que a houtuínia-chinesa cheira mais a ranço. A H. c. “Camaleão” tem folhas multicolores.

Notas de Sabor
As folhas esmagadas possuem um aroma a coentro com notas cítricase por vezes semelhante ao peixe. O sabor é algo ácido e adstringente com semelhanças ao selo-de-salomão e ao coentro, mas com nuances que fazem lembrara peixe; é justamente conhecida por planta do peixe e hortelã-peixe vietnamita. Algumas plantas cheiram a ranço, ao passo que outras são pungentes, porém agradáveis. As pessoas ou adoram ou detestam esta erva.

Partes Utilizadas
As folhas frescas.

Comprar e Guardar
As plantas vendem-se em viveiros e centros de floricultura. Esmague as folhas para as cheirar antes de comprar. As folhas conservam-se por 3-4 dias dentro de um saco de plástico no frigorifico, no compartimento para os legumes.

Plante Voçê Mesmo
A houtuinia pode ser cultivada em solo húmido ou em água pouco profunda na beira de um lago ou de um riacho, mas é invasiva. Se plantar a variedade matizada, faça-o num local soalheiro para obter uma folhagem de cor mais viva. Colha as folhas entre a Primavera e o Outono. Com as suas folhas pequenas 2 em forma de coração e flores pequenas e brancas, esta pode ser uma bonita planta decorativa.

Houtuína