Gerânio

Espécies de Pelargonium

Os gerânios oferecem-nos uma profusão de perfumes que repercutem as fragrâncias de outras plantas. Estas plantas foram trazidas da África do Sul para a Europa no século XVII e alcançaram a América por volta do século XVIII. Só se compreendeu o seu potencial comercial em meados do século XIX, quando a indústria francesa de perfumes descobriu uma maneira de utilizar o óleo dos gerânios com perfume de rosas em vez da importada e dispendiosa essência de rosas.

Utilizações culinárias

O açúcar aromatizado com folhas de malva-de-cheiro pode ser usado em sobremesas e bolos. Meta uma macheia de folhas num frasco de açúcar refinado e deixe durante duas semanas. Retire as folhas antes de usar.

O xarope de folha de gerânio pode ser usado para fazer sorvetes, para cozer fruta ou diluído a fim de obter uma bebida refrescante. Leve 250 ml de água e 150 g de açúcar ao Lume até ferver, adicione 10-12 folhas de gerânio esmagadas, retire do lume e deixe arrefecer. Escorra e junte 2 colheres de sopa de sumo de limão para obter folhas com cheiro a limão, ou água-de-

-rosas para folhas com cheiro a rosas. Guarde num frasco hermético no frigorífico durante uma semana. Utilize o açúcar aromatizado quando cozinhar amoras pretas ou uma mistura de frutos silvestres para preparar um pudim de Verão, ou então adicione umas quantas folhas ao tacho durante a cozedura.

Macere os frutos silvestres em vinho ou xarope que contenha folhas de gerânio. Quando fizer compotas ou geleias, junte as folhas nos últimos minutos da cozedura; a malva-de-cheiro

vai bem com maçãs, amoras pretas e framboesas; o gerânio-de-bourbon vai bem com pêssego, alperce e ameixa. Para gelados, cremes e molhos, faça uma infusão com 10-12 folhas esmagadas em 500 ml de natas aquecidas ou Leite, deixe arrefecer, escorra e depois utilize.

As folhas de malva-de-cheiro podem ser utilizadas para forrar o fundo de uma forma para bolos antes de lhe deitar a massa; isto confere um sabor subtil a um bolo simples ou pão-de-ló. Retire as folhas quando o bolo tiver arrefecido.

Gernio-de-bourbon

p. crispum

Esta variedade é uma planta densa com folhas pequenas, ásperas e enrugadas, flores cor de alfazema e um fresco aroma a limão.

Folhas Frescas

As folhas de gerânio libertam a sua fragrância quando são tocadas ou esfregadas.

Notas de Sabor

Existem centenas de variedades de gerânios, com cheiro a maça ou a citrinos, canela, a cravinho-da-índia, a noz-moscada ou hortelã, a rosas ou a pinho. Para cozinhar, as melhores plantas são as que possuem um aroma a rosas e a limão.

Partes Utilizadas

As folhas frescas. As flores possuem pouca fragrância, mas constituem uma bonita guarnição para sobremesas. Muito embora as folhas secas conservem o seu aroma não são boas para cozinhar.

Comprar e Guardar

Os viveiros possuem gerânios todas as Primaveras. As folhas cortadas são bastante fortes e conservam-se dentro de um saco de plástico no frigorífico, por 4-5 dias. É melhor apanhar as flores pouco antes de serem utilizadas.

Plante Você Mesmo

Os gerânios são plantas perenes e delicadas que murcham face às primeiras geadas, mas desenvolvem-se bem em vasos e podem ser levadas para dentro de casa ou colocadas num local abrigado no inverno. Também pode cultivá-las dentro de casa. As folhas podem ser cortadas ao longo do Verão e as mudas para reprodução devem ser feitas no início do Outono.

Malva-de-cheiro

P. graveolens

Esta variedade é uma planta aprumada com folhas triangulares e de recorte profundo, apresentando pequenas flores cor-de-rosa. O aroma é uma mistura de rosa e especiarias, evocativo dos doces turcos.

P. ‘Lady Plymouth’

Esta variedade matizada possui folhas triangulares e de recorte profundo com flores creme e cor-de-rosa e um aroma a uma mistura de limão, hortelã e rosa.

Outras variedades de gerânios

Existem mais de 250 espécies de gerânios e todas elas exibem uma enorme diversidade de formas e cores. As folhas podem ser esculpidas, rendilhadas, semelhantes às do feto, ou enrugadas. As cores variam entre o verde- escuro e o verde-claro, o verde-acinzentado aveludado, o verde e o prateado, ou o verde e o creme.

P. ‘Príncipe de Orange

Planta rasteira e compacta com folhas ligeiramente enrugadas, esta variedade apresenta flores de um tom rosa-pálido com veios cor-de-rosa mais vivos e um aroma doce a laranja.

P. ‘Fragrans’

Esta variedade, vulgarmente denominado gerânio-noz-moscada, possui folhas frisadas e denticuladas e flores brancas marcadas com característica fragrância a noz-moscada.

 

geranio