Erva Armoles

Atriplex hortensis

A erva armoles pertence à família das quenopodiáceas, tal como a erva de santa maria. Cresce selvagem na Europa e em grande parte das regiões temperadas da Ásia e antigamente era cultivada para ser usada como legume. O seu antigo nome popular era espinafre da montanha. Fora de moda durante muito tempo, a erva armoles foi redescoberta como uma atractiva erva para saladas.

Utilizações culinárias

A erva armoles é mais utilizada como erva para saladas, mas também pode ser cozinhada com espinafres ou azedas (alivia a acidez desta última). As folhas triangulares, em especial a erva armoles vermelha, constituem um complemento atractivo na saladeira e um elemento ornamental ao jardim. Vai bem com almeirão, alface de cordeiro, alface, mizuna (repolho japonês), folhas de mostarda e outras folhas para saladas. Combina bem com borragem, chicória, agrião, endro, funcho, beldroega, rúcula, pimpinela e azedas.

Folhas Frescas

A erva armoles pode ter caules de cor vermelha; a erva armoles vermelha possui folhas e caules de um tom intenso de ameixa.


Notas de Sabor

A erva armoles não é aromática; as folhas têm um agradável e suave sabor semelhante a espinafres, que contrasta bem com ervas mais pungentes para saladas.

Partes Utilizadas

Folhas jovens

Comprar e Guardar

As sementes e as plantas vendem-se em viveiros especializados. É melhor usar folhas logo depois de as colher, mas elas conservam-se 1-2 dias num saco de plástico no frigorífico, na caixa dos legumes. A erva armoles está por vezes incluída em saquetas de folhas seleccionadas para saladas.

Plante Você Mesmo

A erva armoles vermelha beneficia de uma sombra parcial, onde as folhas não fiquem ressequidas pelo calor do sol. É de crescimento rápido e é melhor plantar no final da primavera e no verão. A erva armoles tem tendência para crescer alta e dispersa, mas as plantas devem permanecer cerradas se colher as plantas com regularidade e remover os espigões das flores assim que estes começarem a formar-se. A erva armoles é uma planta anual de autogerminação.