Calêndula

Calendula officinalis e espécies de Tagetes


As calêndulas são utilizadas de diferentes maneiras. As pétalas secas e trituradas da calêndula (C. officinalis) e do cravo-de-defunto (T. patula) são valorizadas e apreciadas na República da Geórgia; no México e no Sul dos EUA a hortelã-mexicana (T. lucida) é usada como substituto do estragão verdadeiro; no Peru o buacatay ou cravinho-de-defunto (T. minuta) é um condimento essencial; na Europa, as pétalas frescas são usadas como guarnição e em saladas.

Calêndula C. officinalis

A calêndula é uma planta anual duradoura com folhas verde-claras e lanceoladas e com uma ou duas flores. As pétalas e as folhas jovens devem ser usadas imediatamente após terem sido colhidas.


Pétalas Secas

As pétalas secas da calêndula oriunda da Geórgia possuem um aroma doce e almiscarado com um travo doce de citrinos.

Notas de Sabor

A calêndula possui um aroma doce, semelhante a resina; o cravo-de-defunto um característico travo almiscarado com leves notas críticas que me lembram as sementes de cominho. As pétalas frescas da calêndula têm um delicado amargor aromático e um sabor terroso. As folhas são ligeiramente picantes.

Partes Utilizadas

As pétalas frescas e secas e as folhas jovens e frescas.

Comprar e Guardar

As pétalas da calêndula podem ser secas no forno e depois trituradas. As pétalas secas da calêndula podem comprar-se em lojas especializadas em especiarias; o pó da calêndula seca encontra-se com menos facilidade. Guarde as pétalas secas e o pó da calêndula em recipientes herméticos. As folhas da hortelã-mexicana conservam-se por 1-2 dias no frigorífico dentro de um saco de plástico.

Plante Você Mesmo

As calêndulas florescem em qualquer solo, mas dão-se melhor num lugar soalheiro. Apanhar as flores prolonga a floração, mas se uma planta for semeada, vai germinar sozinha com facilidade. As calêndulas e os cravos-de-defunto são plantas anuais. A hortelã-mexicana é perene, mas nos climas frios deve ser abrigada durante o Inverno.