Bergamota


Monarda didyma


Oriundo da América do Norte, o género de plantas Monarda recebe o nome do físico espanhol do século XVI, Nicolas Monardes, cuja Joyfull Newes Out of the Newe Founde Worlde (História Medicinal das Coisas Que Se Trazem das Nossas Ilhas Ocidentais) foi o primeiro herbário americano. É provável que o nome bergamota derive de alguma semelhança entre o aroma da planta e o da bergamota-Iaranja. Outro nome para a planta é bálsamo-das-abelhas, porque as flores atraem as abelhas.

 

Folhas frescas

Todas as variedades cultivadas da bergamota, com os seus verticilos vistosos com flores de diferentes cores e perfumes ligeiramente diferentes, podem ser usadas da mesma forma.

 

Utilizações culinárias

Utilize apenas as folhas e as flores frescas e jovens para cozinhar. Adicione folhas e pétalas cortadas em tiras finas a saladas verdes e de frutas. A bergamota vai bem com pato, frango e porco; pode ser picada em iogurtes ou natas para fazer um molho, ou então adicioná-la ao próprio molho. As flores são boas em sanduíches com queijo creme e pepino.

A bergamota também é conhecida por chá-de-oswego — em homenagem ao vale de Oswego perto do lago Ontário, onde as tribos de índios americanos faziam uma infusão com essa planta, uma prática que foi adoptada pelos primeiros colonos europeus. Experimente adicionar algumas flores ou folhas frescas ou secas a um bule de chá da Índia, a jarros de limonada caseira, ou a refrescos para obter um sabor ligeiramente aromático.

 

Vai bem com maças, frango, citrinos, pato, quivi, melão, papaia, carne de porco, morangos e tomate.

 

Combina bem com cebolinho, agrião, endro, funcho, alho, erva-cidreira, hortelã, salsa, aIecrim e tomilho.

 

 

Outros tipos de bergamota

Bergamota-brava, M. fistulosa, também conhecida por hortelã-silvestre, é menos atractiva e possui uma fragrância mais forte e mais áspera do que as variedades cultivadas. Use com parcimónía. Outra variedade, M. f var. menthifolia, assemelha-se aos orégãos no aroma e no sabor e é por vezes usada como substituta dos orégãos no Sudoeste dos EUA.

 

Molho de bergamota

Um molho feito com folhas de bergamota picadas, salsa e laranja é delicioso com kebabs (espetadas) de porco ou com peixe grelhado no churrasco.

 

Notas de Sabor

Toda a planta possui um característico aroma cítrico. O sabor é igualmente cítrico com uma nota adicionada quente e picante. As flores apresentam um sabor mais delicado do que as folhas.

Partes Utilizadas

As folhas frescas e secas; as flores. As folhas secas são usadas em infusões.

 

 

Comprar e Guardar

As plantas vendem-se em viveiros. As flores e as folhas murcham depressa e é melhor usá-las pouco depois de colhidas. Podem ser picadas e congeladas. Espalhe as folhas e as flores em tabuleiros para secarem, ou pendure molhos de caules num local escuro e bem ventilado. Guarde depois de secas num recipiente hermético. Na América do Norte a bergamota seca pode ser comprada como chá de ervas.

 

 

 

Plante Você Mesmo

Planta perene da família da hortelã, a bergamota floresce melhor num solo fértil e que absorva a humidade, num local ao sol ou parcialmente à sombra. A cada 3 anos desenterre a planta, deite fora o centro e replante as partes exteriores jovens. Apanhe as flores quando estas estiverem abertas e as folhas podem colher-se ao longo do Verão.

bergamota