Beldroega


Portulaca oleracea

A beldroega é uma planta anual expansiva que cresce de forma espontânea em quase todo mundo. Desde há séculos que é utilizada como planta comestível no sul da Europa e no Médio Oriente. Fonte importante de ferro e vitamina C, a beldroega é também uma das melhores fontes vegetais de ácido ómega-3, um dos ácidos gordos que ajudam a manter um coração saudável.

Utilizações culinárias

As folhas jovens constituem um complemento agradável para uma salada. No Médio Oriente a beldroega picada com um molho à base de iogurte temperado com alho é servida como acompanhamento de carnes grelhadas. A erva é também o ingrediente emblemático do fattoush, a salada libanesa.

Escalde as folhas mais velhas para usar com legume. A cozedura realça o seu teor mucilaginoso, que fornece um bom engrossamento para sopas e guisados. Na Turquia utilizam-se grandes molhos de beldroega num tradicional guisado de carneiro e feijão e esta erva aparece em sopas em toda a região do mediterrâneo. Os Mexicanos cozinham-se com carne de porco, tomatillos (uma espécie de ginja) e malaguetas. A beldroega combina bem com espinafres envoltos em azeite e sumo de limão.

Vai bem com beterraba, favas, pepino, ovos, queijo feta, batatas novas, espinafres, tomate e iogurte.

Combina bem com borragem, cerefólio, agrião rúcula, pimpinela e azedas.


Raminhos frescos de flores

A beldorega-verde possui folhas oblongas, grossas e suculentas e um caule redondo de cor vermelha. A beldroega-pequena é uma planta mais pequena e menos robusta.

Notas de sabor

A beldroega não é uma planta que tenha muito cheiro; as folhas e os caules frescos possuem um sabor refrescante, ligeiramente picante, adstringente e cítrico e uma textura estaladiça e suculenta.

Partes Utilizadas

As folhas e os rebentos jovens. As flores podem ser adicionais a saladas. A beldroega deverá ser sempre comida fresca.

Comprar e Guardar

A beldroega conserva-se 2-3 dias dentro de um saco de plástico no frigorífico, na caixa dos legumes. No verão, as lojas de produtos gregos e turcos têm molhos grandes de beldroega. No México, poderá encontrá-la nos mercados.

Plante Voçê Mesmo

A beldroega dá-se melhor num solo húmido e brando, numa posição soalheira. Pode semear ao ar livre a partir do inicio do verão e colher cerca de 60 dias mais tarde. Com tempo  quente e seco precisa de regar mais vezes do que as outras ervas. Corte a beldroega um pouco a cima do solo, deixando duas folhas para voltar a florescer. Para as saladas, colha as folhas jovens com regularidade porque as folhas mais velhas ficam rijas. As flores amarelas aparecem no verão, mas só abrem por um curto período de tempo por volta do meio-dia.