Lúcia-Lima

Aloysia citriodora

A lúcia-lima é oriunda do Chile e da Argentina e foi trazida para a Europa pelos Espanhóis e para a América do Norte por um comandante da marinha da Nova Inglaterra no século XVIII. Na França foi aproveitada pelos fabricantes de água-de-colónia devido aos seus óleos aromáticos. Até há cerca de 100 anos, era muito apreciada como planta ornamental de jardim; trata-se de uma planta que merece um lugar de destaque em qualquer jardim perfumado devido à sua inebriante fragrância de limão puro.

Utilizações culinárias

A lúcia-lima é uma companheira natural do peixe e da criação; coloque alguns raminhos na cavidade do animal ou pique­-os e utilize em recheios ou murinadas. O seu sabor vibrante e puro combina muito bem com carnes gordas, como porco e pato, com sopas de legumes e num pilare de arroz. A lúcia-lima também é usada para aromatizar sobremesas e bebidas. Junte alguns raminhos a um xarope para macerar frutos. pique finalmente para uma salada de frutas, ou faça uma infusão com natas a fim de obter um gelado com aroma refrescante. Uma forma para bolos forrada com folhas de lúcia-lima confere um aroma de limão a um bolo simples ou pão-de-ló.

Vai bem com alperces, cenouras, frango,curgetes, peixe, cogumelos e arroz.

Combina bem com manjericão, malaguetas, cebolinho, coentro, tomilho­-limão, hortelã e alho.

Raminhos Frescos
Adicione alguns raminhos desta erva a um chá gelado ou a um refresco, ou então faça uma infusão com as folhas frescas. A lúcia-lima faz uma das melhores tisanas e também uma das mais refrescantes.

Notas de Sabor
A lúcia-lima possui um aroma intenso e fresco a limão. O sabor é semelhante ao aroma, mas é menos forte; é mais acentuado do que um limão, mas falta-lhe a acidez. As folhas retêm bastante bem a sua fragrância depois de cozinhadas. O aroma das folhas secas conserva-se até ao máximo de um ano.

Partes Utilizadas
As folhas, frescas e secas.

Comprar e Guardar
As folhas cortadas podem conservar-se um ou dois dias no frigorífico. Os raminhos podem colocar-se num copo de água por 24 horas. As folhas podem ser picadas e congeladas em pequenos recipientes ou em cubos de gelo. Para secar, pendure os caules num local escuro e bem ventilado. A lúcia-lima seca vende-se na forma de tisana e essa é a melhor utilização a dar às folhas secas.

Plante Voçê Mesmo
A lúcia-lima precisa de sol e de um solo bem drenado. As folhas podem ser colhidas ao longo de toda a época de cultivo. O desbaste regular vai tornar a planta mais cerrada e deverá ser podada no Outono. Não é uma planta resistente à geada. por isso é melhor plantá-la num vaso e levá-la para dentro de casa no Inverno, altura em que caem as folhas. Leve a planta para o ar livre somente quando acabarem as geadas.

Lúcia Lima