Erva-Cidreira

Melissa officinalis

A erva-cidreira é uma planta perene da família da hortelã, oriunda do Sul da Europa e da Ásia Ocidental e é agora largamente cultivada em todas as regiões de clima temperado. Com as suas folhas enrugadas e denticuladas e minúsculas flores brancas ou amareladas, esta não é uma planta vistosa, mas conquistou o seu lugar no jardim por atrair as abelhas e pelo seu agradável aroma a limão.

 

Utilizações culinárias

A principal utilização da erva-cidreira é um chá calmante e relaxante, feito com as folhas frescas ou secas. As folhas frescas podem ser infundidas em refrescos ou misturadas em chás calmantes. Para cozinhar, o sabor de limão menta das folhas frescas complementa os pratos de peixe e de criação em molhos, recheios e marinadas e molhos picantes. Corte as folhas jovens em tiras finas para saladas verdes ou de tomate, ou pique-as para espalhar por cima de legumes cozidos ao vapor ou salteados, ou no arroz ou em sêmola de trigo. A erva-cidreira faz uma delicada manteiga de ervas e um fragrante vinagre. O sabor fresco óptimo em sobremesas de frutas e em cremes e bolos. Um chá forte de erva-cidreira, bem açucarado, constitui a base para um bom sorvete.

 

Vai bem com maçãs, alperces, cenouras, queijos brancos, frango, curgetes, ovos, figos, peixe, melão, cogumelos, nectarinas, pêssegos, ervilhas, frutos silvestres e tomate.

 

Combina bem com bergamota, cerefólio, cebolinho, endro, funcho, gengibre, hortelã, nastúrcio (chagas), salsa e doce-cecília.

 

Folhas frescas

Cozinhe sempre com folhas frescas e use quantidades generosas, uma vez que o aroma é delicado. Também se pode utilizar a variação matizada, M. o. Aurea.

 

Notas de Sabor

Depois de esmagadas, as folhas jovens possuem um perfume fresco e duradouro a limão e um sabor suave a limão menta. O aroma é subtil e agradável e não tão penetrante como o da lúcia-lima ou o da erva limeira. As folhas grandes e mais velhas possuem um sabor bolorento.

 

Partes Utilizadas

As folhas frescas e secas.

 

Comprar e Guardar

As sementes e as plantas podem ser compradas em viveiros. As folhas frescas conservam-se 3-4 Dias dentro de um saco de plástico no frigorífico, no compartimento para os legumes. Para secar as folhas, pendure molhos pequenos de caules num local escuro e arejado. Esmigalhe as folhas depois de completamente secas e guarde-as num recipiente hermético. As folhas secas deverão conservar seu sabor durante 5-6 meses.

 

Plante Você Mesmo

A erva-cidreira é fácil de plantar a partir da semente, ou então dividindo o rizoma na Primavera ou no Outono. As plantas devem ser podadas após a floração para encorajar um novo desenvolvimento. A erva-cidreira cresce bastante e vai espalhar-se rapidamente a menos que seja impedida: num jardim pequeno é melhor plantá-la num vaso. As folhas devem ser colhidas logo no início da época, uma vez que podem cheirar mal mais para diante.

 

erva-cidreira