Borragem

Borago officinalis

Esta robusta erva anual, oriunda do sul da Europa e da Ásia Ocidental, encontra-se actualmente muito difundida em toda a Europa e América do Norte. Vale a pena cultivá-la por causa das suas deslumbrantes flores azuis em forma de estrela. Os antigos botânicos afiançavam que a borragem tornava as pessoas alegres e corajosas; sabe-se agora que esta erva aromática estimula as glândulas supra-renais e que possui efeitos sedativos suaves e antidepressivos.


Utilizações culinárias

A borragem é uma erva para saladas. Corte as folhas jovens em tiras finas. Combine as folhas cortadas em tirinhas com pepino envolto em iogurte ou natas azedas e adicione-as a molhos e guarnições. As folhas rijas mais velhas podem ser salteadas ou cozidas em água e tratadas como espinafres. Os Italianos usam a borragem com espinafres ou com pão ralado, ovo e queijo parmesão para rechear ravióis e canelones. Os Turcos juntam as folhas a uma sopa de ervilhas. As flores dão um delicado travo a pepino ás saladas e ficam bem a flutuar numa sopa cremosa ou a condimentar um jarro de Pimm’s Nº1 (uma espécie de genebra). Também podem ser cristalizadas para decorar bolos e sobremesas. Use a borragem com parcimónia. Vai bem com enguias e outros peixes gordos, salada de batata, queijos brancos e iogurte; Pimm’s Nº1 e outros refrescos. Combina bem com cerefólio, agrião, endro, alho, hortelã, rúcula e pimpinela.

Folhas frescas e flores

De todas as espécies de borragem, apenas a Borago officinalis é comestível. A variedade cultivada de flores brancas B. o. Alba pode ser usada como as variedades de flores azuis ou púrpura.


Notas de sabor

A borragem possui um aroma suave e um sabor a pepino um pouco mais forte. É fresca e refrescante, com um ligeiro travo a sal.

Partes Utilizadas

As folhas e as flores. Evite os caules penuguentos.

Comprar e Guardar

A borragem deve sempre ser usada fresca. As folhas podem guardar-se durante um ou dois dias no frigorífico, no compartimento para legumes, quer seja embrulhadas em papel de cozinha húmido quer seja dentro de um saco de plástico. É melhor usar as flores pouco depois de as apanhar, se não vão murchar. Congele-as em cubos de gelo e sirva em bebidas.

Plante você Mesmo

Plante a borragem num solo bem drenado e num local soalheiro. Trata-se de uma planta grande e desordenada que facilmente espalhará as sementes. Plante a borragem apenas onde pretende que ele cresça, porque a planta possui uma raiz aprumada e não gosta de ser mudada de lugar. Colha as folhas jovens na Primavera e no Verão e apanhe as flores assim que elas abrirem.